Mais de quatro mil moradores de Caçu e da região Sudoeste de Goiás foram beneficiados neste sábado (12) com a quarta edição do ano do programa “Deputados Aqui”, promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Durante o evento, realizado na Praça Manoel Franco, a população teve acesso gratuito a atendimentos nas áreas da saúde, emissão de documentos, cursos e outros serviços sociais. Um dos grandes destaques foi a entrega de escrituras em duas regularizações fundiárias aguardadas há mais de quatro décadas.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, celebrou os resultados e adiantou que as próximas edições do programa já estão programadas para os municípios de Santa Helena de Goiás e Formosa.
Realizado em parceria com 15 instituições, o evento contou com uma estrutura montada ao longo da semana e transformou Caçu — cidade com cerca de 14 mil habitantes — em um polo de cidadania para toda a região.
O prefeito de Caçu, Kelson Vilarinho (UB), destacou a importância da parceria com a Assembleia. “Entre os 246 municípios goianos, Caçu foi contemplada com essa ação. Fico muito feliz em receber esse apoio logo nos primeiros 100 dias da nossa gestão. Com certeza, vamos buscar novas oportunidades como essa”, afirmou.
Presenças ilustres e reconhecimento
Diversas autoridades participaram da ação, entre elas os deputados estaduais José Machado (PSDB), Karlos Cabral (PSB), Veter Martins (UB) e Rosângela Rezende (Agir), além do deputado federal Zacharias Calil (UB). O diretor Legislativo da Alego, Tiago Albernaz, e Leonardo Samuel Brito, representando o defensor público-geral de Goiás, também marcaram presença, assim como vereadores da região e outros líderes locais.
A vereadora de Lagoa Santa, Cida Fidelis (PSD), ressaltou a importância de ações sociais como essa para o interior do estado. “Essas iniciativas trazem serviços essenciais e especializados à população. A regularização fundiária, por exemplo, ainda é uma demanda no nosso município. Programas assim fazem a diferença”, afirmou.
Também presente, o prefeito de Itajá, Lucas Machado (MDB), agradeceu pelo apoio. “Hoje conseguimos entregar escrituras que estavam pendentes há 40 anos. Isso só foi possível graças à união dos poderes e ao empenho da Assembleia”, comemorou.
Dois moradores foram contemplados com a tão aguardada escritura de suas casas: João Machado da Silva e João Pereira da Silva. Visivelmente emocionados, ambos agradeceram pela conquista. “Esperei 40 anos por esse momento. E receber esse documento das mãos do presidente Bruno Peixoto torna tudo ainda mais especial”, disse João Pereira.
O secretário de Regularização Fundiária da Alego, Carlin Café, destacou que Goiás foi o primeiro estado a criar uma pasta legislativa voltada exclusivamente à regularização de imóveis. “Em menos de dois meses, visitamos diversos municípios e hoje chegamos a Caçu com mais uma entrega importante”, pontuou.
Serviços e atendimentos
Além da regularização fundiária, o evento ofereceu uma série de outros serviços, como consultas oftalmológicas, exames, entrega de óculos, emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias), assistência jurídica (divórcios, pensões, retificações de documentos, reconhecimento de paternidade, entre outros), além de solicitações de certidões de nascimento, casamento e óbito, e pedidos de gratuidade para emissão de documentos.
A ação também incluiu a castração de cães, beneficiando tutores da região.
Entre os parceiros da Assembleia estavam o Sesc Visão, Faeg/Senar, Instituto de Identificação, Defensoria Pública do Estado, Equatorial, Saneago, AGR e Emater.
Homenagens e cultura
Durante a programação, uma cerimônia especial foi realizada na Igreja Assembleia de Deus, onde diversas personalidades da região foram homenageadas com o Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento pelos serviços prestados ao estado.
A solenidade foi abrilhantada pela apresentação da banda de percussão da Escola Cívico-Militar Professor Mariano dos Santos Olombradas, sob a regência do maestro Gabriel Nunes.
Bruno Peixoto também visitou o Centro Cultural Rozenda Cândida Guimarães, onde entregou certificados a alunos que concluíram o curso “Aplicação da Nova Lei de Licitações”, com participantes de Itajá, Caçu, Itarumã, Aparecida do Rio Doce e Cachoeira Alta.
Sobre Caçu
Fundada em 1953, Caçu está localizada no Sudoeste goiano, entre os rios Verdinho e Paranaíba, que compõem um cenário natural de belezas como cachoeiras e cascatas. Conforme o IBGE (2022), o município tem 13.774 habitantes, sendo 8.825 eleitores ativos. Sua economia se baseia principalmente na pecuária leiteira e de corte, no comércio e na produção de energia elétrica. O município celebra seu aniversário em 16 de setembro e é atualmente administrado pelo prefeito Kelson Souza Vilarinho (UB).